Escolha uma Página

HARMONIZAÇÃO COM O VINHO TINTO

Desde muitos séculos atrás, a combinação entre vinho e comida já se mostrava perfeita. Compartilhar os momentos e desfrutar de um delicioso vinho é uma tradição de muitas gerações, do qual até hoje é mantida com prazer.

Existem muitas harmonizações entre vinhos e comidas e para você que já sabe que é apaixonado por vinho tinto vamos falar agora das suas combinações.

Dicas de harmonização do vinho tinto:

Massas

Servidas com os mais diversos tipos de molho, a escolha do vinho não é uma tarefa fácil.

Para massas com molho branco que geralmente são mais pesados e gordurosos, pode-se harmonizar muito bem com vinhos brancos encorpados, pois os brancos possuem maior acidez que os tintos e essa acidez limpa o palato preparando a boca para mais uma garfada, a combinação fica show. Quando tratar-se de molho vermelho com tomate e carnes como o molho à bolonhesa, por exemplo, um vinho tinto de corpo médio como o Merlot, vai muito bem e caso o molho for mais pesado e rico em sabor, aumente o peso do vinho também partindo para um Cabernet Sauvignon ou Carmenere.

Pizzas

Para acompanhar aquela pizza de fim de semana, os melhores vinhos são os tintos de corpo leve para médio, pois aguçam o sabor dos diversos ingredientes. Experimente vinhos jovens sem passagem por madeira com as pizzas mais leves como a marguerita e de verduras e o os vinhos de corpo médio e podendo ter passagem por madeira com as pizzas ricas em sabor como a calabresa e quatro queijos por exemplo.

Aves

Se estivermos falando de frango, o vinho branco é a melhor opção, nesse caso a harmonização seria por justaposição, ou seja, o peso do prato é igual ao peso do vinho, frango assado requer um vinho mais leve enquanto um frango a Sevilha requer um branco de corpo. No caso de aves de carne mais escura como o pato, peru, codornas e outras, melhor é acompanhá-las com vinhos tintos de corpo leves a médio podendo ou não ter passagem por madeira.

Carnes vermelhas

Tintos harmonizam bem com carne, mas a uva varia de acordo com o corte.

  • Filé Mignon harmoniza com Pinot Noir. Uma delícia!
  • Costela harmoniza com Malbec ou Cabernet Sauvignon.
  • Contra filé, Maminha, Alcatra e Fraldinha harmonizam com Cabernet Franc ou Syrah.
  • Cordeiro e Suínos harmonizam bem com Merlot.

As carnes mais gordurosas combinam bem com os vinhos mais tânicos e as mais magras com vinhos menos tânicos.

clube-do-vinho-1

loja-virtual

winesave