Sal de vinho, você conhecia?

Além de ser elegante,  o sal de vinho também é muito saboroso para preparar carnes assadas. A sua cor é muito charmosa,  pode ser presenteado aos amigos em pequenos vidrinhos de vidro,  também pode ser moído para finalizar alguns pratos.

Vamos à receita:

Ingredientes:
3 xícaras de vinho tinto seco
1 xícara de sal grosso

Modo de fazer:
Coloque o vinho em uma panela alta, leve ao fogo médio e deixe ferver até reduzir mexendo com frequência. A redução estará pronta quando o vinho estiver viscoso e cobrir bem as costas de uma colher, sem escorrer. Essa etapa leva de 15 a 20 minutos.

Quando o vinho estiver reduzido você pode desligar o fogo e acrescentar o sal grosso, misture bem até que o sal esteja totalmente tingido, e que o sal tenha absorvido todo o vinho.

Forre uma forma grande com papel manteiga, cubra com mais uma camada de papel toalha e espalhe o sal. Coloque uma grade sobre a forma, cubra com um pano ou papel toalha.

Deixe o sal desidratando por dois dias, mexendo com frequência e substituindo o papel toalha sempre que ele estiver úmido.

Essa etapa vai liberar bastante umidade, quando se passarem os dois dias você terá um sal seco e pronto para ser usado em seus pratos.

Guarde em vidros bem fechados ou coloque em um moedor de sal para finalizar seus pratos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *