Os espumantes nos lembram momentos especiais, de confraternização e alegria. Ele é perfeito para brindar ou ser consumido a qualquer momento, dada a sua versatilidade e frescor. Combinam com calor, com frio, com praia, piscina, fim de tarde, almoços, jantares e encontros românticos.
Existem diferentes tipos de espumantes de qualidade disponíveis, podemos citar como exemplo o Champagne (França), o Prosecco (Itália) e o Cava (Espanha). Cada um possui suas particularidades. Mas você sabe o que difere um do outro?
Para produzir espumantes de qualidade, é necessário elaborar um vinho base, sem gás carbônico. Esse líquido é submetido a uma segunda fermentação, que pode acontecer na própria garrafa ou em tanque de aço inox.
Vejamos alguns espumantes:
Champagne: Os Champagnes são produzidos obrigatoriamente na região homônima, na França, com as uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. O método de elaboração é o Tradicional ou Champenoise, em que a segunda fermentação acontece dentro da garrafa.
Prosecco: Eles são elaborados através do Método Charmat, no qual a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox.
Cava: Os Cavas são produzidos na Espanha também pelo Método Tradicional ou Champenoise. Apesar de sua elaboração não estar restrita a uma única região, as uvas utilizadas devem ser originárias de vinhedos autorizados, tais como as brancas Macabeo, Xare-lo, Parellada, Malvasía, Chardonnay e tintas, Garnacha, Monastrell, Pinot Noir e Trepat.