Escolha uma Página

Na hora de beber um delicioso vinho ou espumante, é imprescindível que ele esteja na temperatura correta, 18ºC é  a temperatura máxima a que um vinho deve ser servido, e a temperatura mínima é de 6°C. Nenhum vinho deve ser degustado acima de 20°C , pois o álcool evapora com muita intensidade, tornando a sensação alcoólica predominante, e portanto, desequilibrando o vinho.

As temperaturas que servem de referência para a apreciação do vinho são importantes para descobrir quais são os vinhos mais adequados e mais saborosos! Para avaliar, de forma correta, a temperatura de um vinho, o ideal é utilizar sempre um termômetro específico que pode ser adquirido em lojas da especialidade.

 

Um guia rápido das temperaturas corretas

6° a 8°CEspumantes e vinhos  brancos doces. Sauternes, Moscato, Tokaj, Retsina. 8° a 10°CBrancos suaves, alguns brancos secos e espumante rose. Aligote, Muscadet, Frascati, Lambrusco, Riesling. 10° a 12°CBrancos mais secos e vinhos rosados. Chablis, Macon, Bordeauxs brancos, alemães secos de qualidade, Chardonnays e Sauvignon Blancs em geral.
12° a 14°CGrandes brancos e tintos ligeiros. Porto branco, grandes Borgonhas brancos, Chinon, Bardolino. 14° a 16°CTintos de pouco ou médio corpo. Cotes Du Rhone genéricos, Chianti comum, Barbera. 16° a 18°CTintos envelhecidose tintos mais macios como os feitos de Pinot Noir. Porto Ruby ou Tawny, Bordeaux  e tintos ricos em tanino como os australianos, portugueses, e espanhóis em geral, Borolo, Barbaresco, Brunello, Porto Vintage e Madeira.

Algumas dicas

Vinhos Brancos e Espumantes:

  • Mergulhe a garrafa em um balde de água fria com gelo, e em apenas sete ou oito minutos a temperatura diminuirá de 18°C para 3°C, lembrando que não se deve deixar passar de menos 6°C.
  • Um método tradicional é colocar a garrafa no refrigerador várias horas, com um acompanhamento e tempo em tempo, para ser servido bem gelado. Este deve ser servido à mesa em um balde com gelo.
  • Evite manter um vinho branco muito tempo no congelador, pois o resultado será um vinho desenxabido, uma vez que a exposição a temperaturas extremamente baixas acaba por ocultar o seu paladar.

Vinhos Tintos:

  • Servido à temperatura ambiente, o vinho Tinto aquece de forma natural e gradual. Se a casa estiver fria, por exemplo, deixe a garrafa na cozinha enquanto prepara a refeição.
  • Outra dica é colocar a garrafa em um balde com água morna, e após sete a oito minutos, a temperatura vai subir de 13°C a 18°C, lembrando que esta dica varia com a temperatura ambiente em que você está, pois se você já está em uma temperatura ambiente quente, não é necessário usar esta prática.
  • Se caso a temperatura ambiente estiver fria, outra alternativa é envolver a garrafa numa toalha ou pano previamente embebido em água quente.
  • Tome muito cuidado, pois o vinho não deve ser aquecido de forma exagerada porque ele pode estragar por completo. Verifique sempre em primeiro lugar a temperatura em que o seu ambiente está, para que não haja erros na hora de deixar seu vinho na temperatura correta.
  • No verão, um vinho Tinto ligeiramente refrescado é muito desejado, até porque a natureza permite que ele atinja a sua temperatura ideal.

Não há nada melhor do que beber um delicioso vinho em sua exata temperatura, ele terá o sabor e aroma ideal.

clube-do-vinho-1

loja-virtual

winesave