Escolha uma Página

Você sabia que  7,5 bilhões de galões de vinho são feitos anualmente por cerca de 70 países? A cada dia que passa, existem mais e mais regiões no mundo que produzem vinho, mas há sempre uma competição entre alguns países como Itália, França e Espanha, juntos, eles respondem por quase metade da fabricação mundial da bebida.

Segue abaixo os 10 melhores produtores de vinho do mundo:

1°. Em primeiro lugar , a FRANÇA, que mesmo perdendo um pouco sua produção ainda é líder. Bordeaux, Champagne e Borgonha são suas regiões produtoras mais importantes.

2°.Depois vem a ITÁLIA que também ocupa a segunda posição do maior consumidor de vinho, permanecendo com a medalha de prata.  Piemonte, com destaque para o Barolo, produzido com uvas Nebbiolo; e Toscana, cuja uva típica é a Sangiovese, com a qual se produz o Chianti e o Brunello, entre outros vinhos.

Logo segue:

3°.ESPANHA: Dona da maior área de cultivo da uva, fica em terceiro lugar. A principal variedade de uva do país é a Tempranillo, cultivada nas regiões de Rioja, Ribera del Duero e Penedez.

4°.EUA:  O estado que mais produz é a Califórnia, de onde vem  90% do vinho americano. Cabernet Sauvignon e a Chardonnay – é favorecido pelas condições climáticas e o solo do local. A região produziu, inclusive, os primeiros vinhos orgânicos do mundo.

5°.ARGENTINA: Subiu muito no ranking nos últimos anos, apresentando crescimento surpreendente. Também é bastante ligada à exportação.  Entre as diversas variedades cultivadas, o destaque fica para a Malbec e a Chardonnay.

6°.AUSTRÁLIA: Muito ligado a exportação, com grande aceitação no mercado asiático. A variedade Shiraz é a uva de destaque do País.

7°.ALEMANHA: Destaca-se por seus vinhos brancos e aromáticos,  O destaque fica para os vinhos brancos, de reputação internacional. As variedades mais cultivadas são as Riesling e Müller-Thurgau.

8°. ÁFRICA DO SUL: Conhecida por seus Chenin Blanc e também por ser o maior produtor de brandy do mundo. Destaque para as uvas Chenin Blanc, Colombard e Cabernet Sauvignon, Shiraz e Pinotage, variedade resultante do cruzamento sul-africano entre Pinot Noir e Cinsault.

9°.CHILE: Destaque para as uvas Carménère, Cabernet Sauvignon e Chardonnay. O vinho chileno vem conquistando o mundo, especialmente o mercado brasileiro.

10°. PORTUGAL: Um dos vinhos mais famosos de Portugal é o do Porto, um vinho fortificado, cuja principal característica é a adição de uma bebida destilada – geralmente conhaque. Touriga Nacional, Baga, Alvarinho e Moscatel são as uvas mais importantes do país.

clube-do-vinho-1

loja-virtual

winesave