Escolha uma Página

Para que o universo dos vinhos fique cada vez melhor,  existem apreciadores que estudam e aprimoram seus conhecimentos para tornar esse universo cada vez mais interessanter e saboroso. Existem três especialistas que contribuem com essa jornada, inclusive nós que apreciamos no nosso dia- a –dia.

Enólogo

É nele que tudo começa, pois ele é o profissional que é responsável por todas as decisões sobre a elaboração do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Participa também do processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado. Ele é um especialista, normalmente, é formado em Agronomia.

Enófilo

O enófilo é o apreciador do vinho e suas peculiaridades, busca o conhecimento do vinho e de todo o mundo que o envolve, porém, não necessariamente possui formação na área. Somos todos nós que gostamos de vinhos, fazemos anotações sobre os exemplares que degustamos,  frequentamos confrarias ou encontros de vinhos.

Sommelier

Por fim, o sommelier é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Geralmente, é responsável por todo o processo que envolve a bebida, desde a compra e recebimento das mercadorias até a elaboração da carta e o serviço do vinho. Possui um conhecimento aprofundado sobre vinhos, cervejas e outras bebidas. A profissão surgiu antes do século XVII, na França, e era o responsável por transportar o fermentado e, curiosamente, tinha a obrigação de provar o seu conteúdo, antes de servido, para comprovar que a bebida não havia sido envenenada. Tempos depois, a função mudou para o especialista que garante produtos de boa qualidade.

clube-do-vinho-1

loja-virtual

winesave