Escolha uma Página

Sabemos que cada pessoa  tem uma preferência por vinho. Algumas pessoas gostam de vinhos mais fortes outros mais fracos, o importante é tomar vinho, porque ele possui muitos benefícios.

Os vinhos são feitos de uvas, como sabemos, e elas são variedades que se dividem em uvas de pele clara ou escura. O suco da uva não tem cor, sendo assim podemos fazer tanto vinho banco como vinho tinto e vice-versa.

Vinhos tintos

O vinho tinto é produzido a partir da fermentação do suco, ou mosto, extraído de uvas pretas ou tintas. Para a sua produção, é necessário que ocorra a maceração das cascas das uvas pretas no mosto, para que se tenha a cor que o caracteriza. A maceração das cascas nada mais é do que deixá-las descansando no mosto. O tempo de maceração e o tipo de uva utilizado são o que darão a cor e a intensidade do sabor.

Uvas : Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Pinot Noir, Tempranillo.

Vinhos brancos
O vinho branco tem a cor dourada e um sabor frutado. Pode ser produzido a partir de uvas brancas e também pode ser produzido com uvas tintas. Diferente do vinho tinto, o branco é servido gelado e é ótima companhia para peixes e frutos do mar. A cor branca é determinada pela  retirada das cascas da uva do mosto antes da sua chegada aos tanques de fermentação.

Para a produção de vinhos brancos secos, a fermentação ocorre até a transformação de todo o açúcar em álcool etílico. Para se produzir um vinho branco leve e frutado, mantém-se a temperatura entre 8 e 10 graus Celsius.

Uvas: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Moscatel.

Vinho Rose

O vinho rosé possui tons que podem variar do alaranjado até a cor púrpura, dependendo do tipo de uva e da fermentação. Pode ser produzido de duas formas: por meio de uma cuidadosa mistura de vinho tinto com vinho branco; ou por uma leve maceração das uvas pretas no mosto.

A produção do vinho rose tanto o processo de vinificação de uvas tintas como brancas. O processo é semelhante ao do vinho tinto, mas tem-se um cuidado para que a maceração não seja muito estendida, apenas para atingir a coloração que se deseja.

Uvas: Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Grenache.

clube-do-vinho-1

loja-virtual

winesave